Pular para o conteúdo principal

História de um casamento

A história do fim de um casamento que muda a vida da família formada por Charlie, Nicolee o filho deles. Vemos na tela toda dor de cabeça de um divórcio e todas complicações que os três tiverem que passar. 


Por trás dos personagens temos a Scarlett Johansson fazendo um papel bem diferente do que o habitual, a atriz nomeada ao Globo de Ouro está em ascensão com os filmes da franquia da Marvel como heroína. Agora fazendo papel de uma atriz que se apaixona por um diretor no começo de sua carreira e se torna uma mãe que se coloca de lado sempre em nome da família se sentindo coadjuvante da própria vida.  

Já o marido Charlie, é interpretado pelo Adam Driver, ator que se entrega completamente ao papel tendo que se dedicar a momentos de intensidade na tela sendo o principal afetado com o divórcio pedido pela mulher. O ponto mais interessante é que é a história real do divórcio do diretor Noah Baumbach, conhecido por seus filmes meio biográficos, como A Lula e a Baleia, baseado no divórcio de seus pais, o cara tem bagagem para falar sobre.  

O diretor foi casado com a atriz Jennifer Jason Leigh, com quem ele tem um filho que agora está com 9 anos e "Histórias de um Casamento" é praticamente uma carta à sua ex-esposa onde ele deixa claro o quanto é difícil não ferir um ao outro nesse processo que vira facilmente uma guerra. Há uma carta inclusive lida no filme na qual os personagens contam as qualidades um dos outros junto com um lindo recorte de cenas e até algumas lágrimas no final.  

O diretor fez o filme com intenções de contar uma história imparcial mas fica claro que a história sendo contada por ele, tem muito do seu lado e da sua dor deixando a personagem de Scarlett mais apagada (até muito ingênua) apesar de sua dor e confusão ter sido mostrada as claras. Ela foi quem decidiu o divórcio mas não foi escrita como vilã, o bad guy da história é o divórcio em si e todo o processo sangrento de seus protocolos. A advogada de Nicole, é uma mulher fria e experiente no caso e que faz um discurso incrível do que é ser a mãe de família que faz uma crítica que cai muito bem nos dias de hoje.  

Sem mais spoilers, a história é emocionante e muito bonita, vale a pena assistir e insistir apesar do ritmo lento inicial. Assista com o coração aberto e a mente limpa de julgamentos, você vai se surpreender como é difícil tomar lados. Essa foi minha recomendação de hoje, agora é só pegar a pipoca.  

Comentários